II Efis Norte aborda fiscalização em salas de vacinas, centros cirúrgicos e de esterilização

Evento discute diretrizes e estratégias para aprimorar a fiscalização na região Norte

06.07.2023

No terceiro dia do II Encontro de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem da Região Norte, foi realizada a oficina “Fiscalização em Sala de Vacina”, ministrada pela enfermeira Daíla Timbó, com a moderação da coordenadora de fiscalização do Coren-TO, Luciana Ferreira.

Durante a apresentação, Daíla Timbó enfatizou a importância da fiscalização nas salas de vacina para garantir o armazenamento e transporte adequados das vacinas, evitando variações de temperatura que possam comprometer sua eficácia. Além disso, ressaltou a necessidade de verificar se os profissionais de enfermagem responsáveis pela administração das vacinas estão devidamente capacitados e seguem os protocolos estabelecidos.

Outro ponto abordado pela palestrante foi a relevância da fiscalização na verificação da documentação adequada, como registros de temperatura, lotes de vacinas, data de validade e histórico de vacinação dos indivíduos. “Isso possibilita rastrear e monitorar o uso correto das vacinas, prevenindo o desperdício e a distribuição de produtos falsificados”, explicou Timbó.

No período da manhã, encerrando as atividades, os profissionais participaram do treinamento “Abordagem de Fiscalização no Centro Cirúrgico e na Central de Material de Esterilização”, ministrado pela enfermeira Juliana Quinteiro e moderado pela coordenadora de fiscalização do Coren-AP, Daniele Sousa.

Juliana Quinteiro ressaltou que a segurança dos pacientes é uma preocupação primordial em qualquer instituição de saúde. O centro cirúrgico e a central de material de esterilização (CME) são áreas críticas que exigem uma abordagem rigorosa de fiscalização para assegurar a qualidade dos procedimentos cirúrgicos e a esterilização adequada dos materiais e destacou que os profissionais de enfermagem devem garantir que todos os processos sejam realizados de maneira satisfatória .

“Ao verificar aspectos técnicos, higienização, processos de esterilização e competência da equipe, essa fiscalização contribui para o cumprimento das normas, a adoção de boas práticas e a melhoria contínua dos serviços de saúde. Com isso, buscamos assegurar que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados em um ambiente seguro e que os materiais utilizados estejam adequadamente esterilizados, promovendo a saúde e o bem-estar dos pacientes”, destacou Quinteiro.

II Efis Norte – O evento é realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na cidade de Rio Branco e reúne fiscais, diretores, conselheiros e coordenadores de fiscalização para discutir diretrizes e estratégias para aprimorar a fiscalização. O encontro debate, ainda, medidas para expandir as ações, incentivar a cooperação entre os regionais e planejar atividades de fiscalizações eficazes com o objetivo de combater a prática ilegal e irregular da Enfermagem. Toda a programação é transmitida pelo CofenPlay para os fiscais do Sistema Cofen/Corens.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Acre

R. Floriano Peixoto, 1101 - Centro, Rio Branco - AC, 69900-090

06832246697

coren-ac@hotmail.com.


Horário de atendimento ao público

Seg à Quin 08h às 17h e na Sexta 08h às 13h