Gabinete de Crise do Coren Acre divulga Relatório Parcial do S.O.S Chuvas

12.03.2024

O Gabinete de Crise do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC) divulgou nesta terça-feira (12) o Relatório Parcial do S.O.S Chuvas, iniciativa lançada no dia 6 de março para acolher, identificar e localizar os profissionais de enfermagem impactados pelas enchentes que assolam o estado.

Ação rápida e estratégica

Visando acolher, identificar e localizar a situação dos profissionais de enfermagem acometidos pelas severas enchentes que assolou nosso estado, o Conselho Regional de Enfermagem do Acre lançou no último dia 06 o formulário online S.O.S chuvas é uma importante ferramenta para organizar a tomada de decisão frente a resposta de ajuda humanitária, planejamento das ações e apoio logístico serve como ferramenta crucial para a Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (ERR/Cofen) na organização da resposta humanitária, planejamento de ações e apoio logístico.

Reunião do Gabinete de Crise

A ERR/Cofen tem como missão oferecer ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem acometidos por desastres, em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Sua atuação é baseada na cooperação com os Conselhos Regionais, no sentido de apoiar as ações necessárias para garantir o cumprimento do exercício profissional, a qualidade da assistência e a segurança do paciente, ressalta Eduardo Fernando coordenador da equipe.

Dados coletados até o momento

Até o dia 12 de março, 77 profissionais de enfermagem já preencheram o formulário, totalizando 291 familiares. Dentre os profissionais, 56 são técnicos de enfermagem, 20 são enfermeiros e 1 auxiliar de enfermagem. A maioria reside na capital Rio Branco, mas também há registros em Jordão, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul e Brasiléia.

Apoio emocional e necessidades básicas

Do total de familiares, 47 declararam necessitar de apoio, seja ele emocional ou em forma de orientações. A equipe da Enfermagem Solidária, parceira do Coren-AC, está à disposição para acolher e oferecer suporte emocional aos profissionais e seus familiares, podem agendar o seu atendimento gratuito e sigiloso pelo aplicativo CofenPlay, disponível nas plataformas PlayStore, AppleStore, ou clicando no banner da Enfermagem Solidária no site https://www.corenac.gov.br/

Mobilização e engajamento

O Coren-AC destaca a importância da mobilização e do engajamento dos profissionais de enfermagem no preenchimento do formulário S.O.S Chuvas. As informações coletadas são essenciais para direcionar ações de apoio e garantir o bem-estar da categoria durante este período desafiador.

Para mais informações:

Coren-AC:

E-mail: coren-ac@hotmail.com
Formulário S.O.S Chuvas: https://forms.gle/dRnLRrg3ebgQfK1bA

CofenPlay: para smartphones disponível

Enfermagem Solidária: https://app.cofenplay.com.br/login

Enfrentando as chuvas juntos: O Coren-AC agradece a todos os profissionais que já responderam ao formulário e reforça o compromisso em continuar trabalhando incansavelmente para oferecer o suporte necessário durante este momento de dificuldade.